sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Jaguarão/Rosário (21/02)

(Obs: Faltam fotos neste post porque a internet está caindo. Atualização mais tarde...)
Saímos de Jaguarão as 07:00, e passamos na Aduana Uruguaia pegar a permissão de entrada. Precisamos apresentar apenas RG e Documento do Veículo.

Paramos na 1º cidade, Melo, para café da manhã, lá pelas 08:00. O único lugar que tinha aberto era uma cafeteria na Rodoviária. Aí houve um problema: Comemos um sanduíche, e como eu tenho intolerância a lactose, tirei o queijo. Mas mesmo assim, tinha muita manteiga e cerca de uma hora depois comecei a enjoar. Nos perdemos na saída da cidade, a cidade era muito bagunçada e super mal sinalizada, voltamos pra rota as 09:30. Tomei um Dramim e fiquei além de enjoada, sonolenta e febril, dando umas cochiladas de vez em quando. Pegamos muita chuva nas primeiras horas, mas depois o tempo limpou.
Cruzamos o Uruguai de leste a oeste, de Rio Branco a Payssandú. A Ruta 26, pista simples, estava em boas condições até depois de Tacuarembó. Dali pra frente estava em obras, e alguns trechos tão esburacados quanto uma estrada de chão sem manutenção. E quilômetros e quilômetros sem nada à vista além de plantações à perder de vista. Foram cerca de 550 km assim. Para utilizar o banheiro, paramos num posto policial, pois estávamos há mais de uma hora esperando qualquer lugar para aliviar a bexiga.

No plano inicial iriamos almoçar em Payssandú, mas após nos perdermos em Melo, e como eu não estava bem, decidimos passar logo a fronteira com a Argentina e parar em Colón.
Passamos pela Aduana Argentina as 14:25h, e chegamos a Colón as 15:00. A melhor coisa que fizemos foi deixar pra almoçar ali, pois a cidade é linda, bem organizada, com boa infra-estrutura turística. Posto de Informações logo na entrada da cidade, onde pegamos as sugestões de almoço e mapas da cidade. O Fê escolheu um “menu turístico”, com entrada, prato principal (um bife a milanesa do tamanho do prato+ fritas) e sobremesa (sorvete
napolitano). Eu não queria comer nada, até o cheiro das fritas me dava náusea. Aí pedi pro garçom pão. E comi pão com pão, mas foi ótimo porque acalmou meu estomago.
Aproveitamos pra conhecer a praia (que na verdade é um rio), caminhar um pouco, esticar as pernas.
Saímos de Colón as 16:30. Abastecemos em Concepción, as 17:44. A região aos poucos foi se transformando de pastagens e plantações, em alagados, igual ao Pantanal. Muito diferente de tudo o que já vimos, lindo! Mais lindo ainda foi ver o por do sol por detrás do Rio Paraná, com as torres da ponte sobre ele!!!

Ah, sim detalhe: O sol estava se pondo e eram... 21h!!! Claro, estávamos viajando para oeste, então estávamos ganhando tempo...

Esse foi o horário que passamos a ponte e chegamos a Rosário. Como seguimos as placas acabamos pegando a 1ª entrada para a cidade, e entramos beem longe do Centro. Então rodamos muito dentro da cidade, com um trânsito louco, semáforos e muitos pedidos de informação. Pior, só havia semáforos na avenida principal, nas outras ruas do centro, super movimentadas, não havia sequer uma placa de “PARE”, quem chegava primeiro passava, ou se enfiava mesmo na frente... Muitas buzinas tocando (não pra gente, porque parávamos em todos os cruzamentos, rsrs), muita gente com pressa... Quando sabíamos que estávamos perto estacionamos o carro e fomos localizar o hotel a pé, pra ver as placas de direção e qual a forma mais fácil de chegar la... Em suma, chegamos ao hotel as 22:40.

Saímos para jantar a pé, o que nos deu uma outra visão da cidade, muito tranquila e segura, as pessoas andavam calmamente pelas calçadas, mesmo um pouco escuras. O jantar foi muito bom – e barato – finalmente consegui comer, depois do dia inteiro. Achávamos que já era 23:45, mas olhamos no relógio do restaurante e estava 22:45... Nem acreditamos, ganhamos uma hora a mais pra dormir...rsrs... Estavamos os dois muito cansados, eu ainda baleada pela indigestão.